OBSTRUÇÃO DE
VIAS LACRIMAIS
O que é?
Obstrução do fluxo normal das lágrimas, que deveriam ser drenadas do olho para a cavidade nasal através de um tubo que faz esta comunicação, o ducto nasolacrimal. Muitas crianças nascem com uma membrana obstruindo a porção inferior deste ducto, fazendo com que a lágrima fique retida nos olhos, podendo “transbordar”.
Quais são os sintomas?
São observados lacrimejamento excessivo e acúmulo de secreção nos olhos.
Cabe ressaltar que esse excesso de lacrimejamento também pode indicar glaucoma, cílios voltados para dentro, pálpebra entreaberta, necessidade de óculos, infecção intraocular ou alergia, entre outras causas. Cada um destes diagnósticos diferenciais necessita de um tratamento específico, que pode ser definido pelo oftalmologista.
Como é o tratamento?
O tratamento é feito com massagens compressivas ou com cirurgia. A maioria dos casos melhora somente com as massagens, mas estas precisam ser realizadas corretamente, conforme orientação médica.
É importante fazer avaliação médica para definição do diagnóstico correto e indicação do tratamento, pois o adiamento do mesmo pode tornar a cura do problema mais difícil.